Corpo Consular Participa da Primeira Reunião do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG 2025

Corpo Consular Participa da Primeira Reunião do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG 2025

Na data de hoje, 19 de março de 2025, o Corpo Consular esteve presente na primeira reunião do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, realizada na sede da FIEMG. O evento teve sua abertura conduzida pelo Presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, Sr. Alexandre Mello, seguido pelas palavras de boas-vindas da Sra. Rebeca Macedo, Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEMG). Ambos destacaram a importância do encontro para a promoção do diálogo entre o setor empresarial, o corpo diplomático e especialistas em economia e política internacional.

A programação do evento contou com palestras de renomados especialistas, abordando temas estratégicos para a economia e as relações internacionais do país. Dentre os palestrantes, destacaram-se:

  • Kathleen Garcia, Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, que discorreu sobre os impactos da política econômica dos Estados Unidos para o estado mineiro;

  • Silvio Cascione, Diretor de Pesquisa e Chefe da Eurasia Group no Brasil, bem como colunista do jornal Estadão, que analisou o cenário político-econômico global e os reflexos da eleição presidencial dos EUA para o Brasil;

  • Carolina Telles Matos, Gerente de Relações Brasil-EUA e Sustentabilidade na Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), que abordou as perspectivas das relações entre o governo Trump, o Brasil e o mundo.

O Corpo Consular esteve representado por uma delegação de destaque, composta pelo Presidente Francisco Pontello, pelo Diretor Secretário e de Relações Internacionais Ramaya Vallias, pelo Cônsul Honorário da Bélgica Henrique Rabello, e pela representante do Reino Unido, Laura Queiróz. Durante sua participação, o Sr. Ramaya Vallias destacou que “a administração Trump nos apresenta desafios, mas também grandes oportunidades. A evolução dessas políticas exigirá atenção contínua por parte dos setores econômicos brasileiros.”

O Corpo Consular parabeniza a FIEMG pela realização deste evento, que contribui significativamente para o aprimoramento do debate sobre as dinâmicas das relações internacionais e seus impactos na economia brasileira.

Compartilhe:

Posts relacionados