Corpo Consular Participa da Primeira Reunião do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG 2025
Na data de hoje, 19 de março de 2025, o Corpo Consular esteve presente na primeira reunião do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, realizada na sede da FIEMG. O evento teve sua abertura conduzida pelo Presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, Sr. Alexandre Mello, seguido pelas palavras de boas-vindas da Sra. Rebeca Macedo, Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEMG). Ambos destacaram a importância do encontro para a promoção do diálogo entre o setor empresarial, o corpo diplomático e especialistas em economia e política internacional.
A programação do evento contou com palestras de renomados especialistas, abordando temas estratégicos para a economia e as relações internacionais do país. Dentre os palestrantes, destacaram-se:
Kathleen Garcia, Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, que discorreu sobre os impactos da política econômica dos Estados Unidos para o estado mineiro;
Silvio Cascione, Diretor de Pesquisa e Chefe da Eurasia Group no Brasil, bem como colunista do jornal Estadão, que analisou o cenário político-econômico global e os reflexos da eleição presidencial dos EUA para o Brasil;
Carolina Telles Matos, Gerente de Relações Brasil-EUA e Sustentabilidade na Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), que abordou as perspectivas das relações entre o governo Trump, o Brasil e o mundo.
O Corpo Consular esteve representado por uma delegação de destaque, composta pelo Presidente Francisco Pontello, pelo Diretor Secretário e de Relações Internacionais Ramaya Vallias, pelo Cônsul Honorário da Bélgica Henrique Rabello, e pela representante do Reino Unido, Laura Queiróz. Durante sua participação, o Sr. Ramaya Vallias destacou que “a administração Trump nos apresenta desafios, mas também grandes oportunidades. A evolução dessas políticas exigirá atenção contínua por parte dos setores econômicos brasileiros.”
O Corpo Consular parabeniza a FIEMG pela realização deste evento, que contribui significativamente para o aprimoramento do debate sobre as dinâmicas das relações internacionais e seus impactos na economia brasileira.